sábado, 2 de julho de 2011

Tecnologia a favor da Educação

 
Já reparou como as recentes transformações tecnológicas, principalmente as dos meios de comunicação, mudaram completamente a nossa vida? Como cada vez mais estamos dependentes da internet? Hoje em dia é possível fazer praticamente tudo através da rede, compras, pagamentos, inscrições (a da Fuvest deste ano, pela primeira vez, será feita exclusivamente on-line), pesquisas, amigos e até namorados. E a tendência é que sejamos mais dependentes ainda. O que não é necessariamente ruim, se soubermos onde estamos pisando.
Nunca foi tão fácil ter acesso e compartilhar informações como hoje. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (as TICs) nos abrem infinitas possibilidades, inclusive a de melhorar a Educação do país. Essa foi uma das preocupações do Seminário Internacional A Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) na Educação e a Cooperação Científica no Âmbito do Espaço Ibero-Americano do Conhecimento, que aconteceu nesta sexta-feira, 28 de agosto, em São Paulo.
Estudiosos de cinco países (México, Espanha, Portugal, Chile e Brasil) discutiram como melhor aproveitar as tecnologias da informação e da comunicação dentro das salas de aula. “As novas tecnologias são uma ótima oportunidade para inovar, mas não é uma tarefa simples. Precisamos trabalhar essas mudanças entre os alunos, professores, pais e famílias” disse lvaro Marchesi, presidente da OEI, Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura, uma das organizadoras do evento.
A discussão em torno das melhores formas de utilizar as tecnologias em prol da Educação parece ainda engatinhar no Brasil. As primeiras experiências no país estão sendo feitas, como mostrou a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, que tenta desenvolver um currículo das TIC na educação da cidade. O programa Informática Educativa, desenvolvido pela secretaria, tem investido não só na inclusão digital como na descoberta dessa nova linguagem. Uma coisa é consenso: as escolas que não souberem utilizar a tecnologia a seu favor vão ficar para trás. “O governo precisa prover as escolas de estrutura adequada, e isso não se faz só com equipamentos. Os professores precisam ser preparados. As TICs não são apenas ferramentas, são espaços de linguagem”, finalizou Lia Lotito, da equipe do Informática Educativa. 

Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/boletim-educacao/2009/08/31/192612/comment-page-1/

2 comentários:

  1. Me chamou a atenção a imagem, acho que as crianças não estão satisfeitas com esses computadores, está na hora de perguntar a esses estudantes "O que seria melhor para a aprendizagem deles".

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  2. Adorei o texto...E é importante o q ele tras qnd diz q o Estado de SÃO Paulo está se preoculpando em adequar as escolas e as salas de informática pr um melhor uso dos computadores.

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